domingo, 30 de setembro de 2012

Peste bubônica





Peste bubónica é uma doença zoonótica , circula principalmente entre pequenos roedores e suas pulgas , [ 1 ] e é um dos três tipos de infecções bacterianas causadas por Yersiniapestis (anteriormente conhecido como Pasteurellapestis ), que pertence à família Enterobacteriaceae

A peste é uma doença transmitida por vetores, o que significa que necessita de um hospedeiro vivo para transmiti-la de um animal para o outro. Na maioria dos casos, uma determinada espécie de pulga, a Xenopsyllacheopis, é o vetor. Também conhecida como a pulga oriental de rato, a Xenopsyllacheopsis prefere se alimentar do sangue de ratos e outros roedores, que podem transmitir a peste.

A pulga oriental de rato tem uma característica física que a torna bastante eficaz na transmissão da peste. O sistema digestivo dela pode ficarobstruído por uma grande quantidade de bactérias da peste. Quando uma pulga obstruída pica um hospedeiro, ela costuma regurgitar o sangue infectado com peste dentro da ferida. As pulgas que não tendem a ficar obstruídas, como a pulga humana, ainda podem transmitir a peste levando a bactéria em suas bocas.







Os sintomas da peste bubônicageralmente surgem 2 a 5 dias após a exposição à bactéria, mas podem ocorrer de algumas horas a 12 dias mais tarde. Iniciam abruptamente com calafrios e uma febre de até 41°C. Os batimentos cardíacos tornam-se rápidos e fracos e a pressão arterial pode cair. As ínguas aparecem ao mesmo tempo ou logo após a febre e em geral é dolorosa à palpação.

A peste causada pela infecção porYersiniapestis pode ser bubônica, pneumônica, septicêmica ou pestisminor, e os sintomas variam de acordo com o tipo de peste.

Pode ocorrrer agitação, delírio, confusão mental e perda da coordenação motora. O fígado e o baço podem aumentar de volume.

Mais de metade dos indivíduos não tratados morrem entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas.

O tratamento eficaz contra a peste exige antibióticos. A estreptomicina é usada mais freqüentemente, mas a tetraciclina e a gentamicina também podem funcionar. Algumas vezes, os médicos receitam antibióticos para membros de uma família ou para pessoas que foram picadas por pulgas em áreas do mundo que tendem a apresentar peste. Os médicos também podem isolar a pessoa infectada, principalmente se ela tiver contraído a peste pneumônica.

Mudança de clima pode favorecer 'peste bubônica'

Mudanças climáticas podem levar a mais epidemias de peste bubônica na população humana, segundo informações de um estudo.

Pesquisadores descobriram que a bactéria que causa a doença pode se tornar mais comum depois de primaveras mais quentes e verões com mais chuvas.

A doença ocorre naturalmente em várias partes do mundo e equipes de pesquisadores esperam que sua descoberta possa ajudar autoridades a limitarem o risco de futuras epidemias.

A pesquisa foi publicada na revista científica ProceedingsoftheNationalAcademyofSciences.

Acredita-se que a bactéria Yersiniapestis tenha sido a causa da Peste Negra, que matou mais de 20 milhões de pessoas durante a Idade Média.

CURIOSIDADES :












Nenhum comentário:

Postar um comentário