quinta-feira, 26 de julho de 2012

Usina Nuclear


                                            







Uma Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.



As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioativa, se estabelece uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.

.

E bom saber !!!!!!!

A proliferação das usinas nucleares como fontes mais sustentáveis de energia é uma questão controversa. Se por um lado, a energia nuclear polui menos e apresenta alto potencial energético, por outro as implicações políticas e a falta de destinação adequada para os resíduos radioativos constituem os principais impasses para sua implantação em todo o mundo.

Para entender melhor, atenção aos números: enquanto o carvão mineralemite de 757 a 1085 toneladas de CO2 por giga watts/hora de eletricidade, a energia atômica lança apenas de 3 a 20 toneladas de CO2 por GW/h de eletricidade. Mas a grande vantagem está no fato de que as centrais nucleares não necessitam de grandes áreas de terreno e ainda possuem alto potencial elétrico.

Entretanto, o destino dos resíduos nucleares que serão produzidos pela usina e que emitem radioatividade por milhares de anos é problemático: os produtos precisam ficar confinados em um depósito próprio sem interferência humana externa, nem interferência ambiental.

A questão política também impõe uma barreira, pois os países que detêm a tecnologia nuclear podem utilizá-la para a fabricação de armamentos, como a bomba atômica.



Aspectos positivos da energia nuclear:

- As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis;

- Comparada às usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas;

 - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás;

 -Não contribui para o efeito estufa.

Aspectos negativos:

- Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;

 -Possibilidade de construção de armas nucleares;

-Destinação do lixo atômico;

-Acidentes que resultam em liberação de material radioativo;


- O plutônio 239 leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida à metade, e cerca de 50.000 anos para tornar-se inócuo.

Essa fonte energética é responsável por muita polêmica e desconfiança: a falta de segurança, a destinação do lixo atômico, além das possibilidades de acontecerem acidentes nas usinas, gera a reprovação da utilização da energia nuclear por grande parte da população.


Um modelo:




2 comentários: