quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tecnologia Verde




 Tecnologia da Informação Verde é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. A preocupação dessa tendência está desde a utilização mais eficiente de energia, recursos e insumos na produção de tecnologia, assim como uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação, abrange recursos tecnológicos que consumam menos energia, que não agridam o meio ambiente na sua utilização operação e por fim não proporcione ou minimize impactos no seu descarte, permitindo reciclagem e reutilização

 Com a crescente preocupação acerca do meio ambiente, diversas empresas têm desenvolvido inúmeros produtos que não emitem – ou então emitem menos – gases poluentes, que utilizam energias renováveis e muito mais. A maioria deles ainda não se encontra no Brasil, mas é uma boa maneira de saber o que vem por ai.

Diversas empresas grandes vêm investindo pesado na preservação do meio ambiente e também no desenvolvimento de produtos eletrônicos que não sejam tão danosos à natureza tanto enquanto são usados, quanto no momento em que são descartados. Redução do consumo de energia, utilização de material reciclável ou criado a partir de fontes renováveis de energia e produtos reutilizáveis são alguns exemplos:

                               Carregador solar para celular 








                                   Mouse de bambu 



                         Revestimento do notebook em bambu




                                  Teclado em bambu











Lixo Eletrônico

Uma preocupação cada vez maior daqueles que lutam pelo bem da natureza é a respeito do lixo eletrônico. Apesar de cerca de 94% dos matérias contidos em aparelhos eletroeletrônicos poderem ser reciclados, não é isso que acontece. Nestes produtos são encontradas diversas substâncias que podem causar sérios danos ao meio ambiente a à saúde humana.

Um bom exemplo disso são as baterias de celular, pois muitas delas levam a mistura níquel-cádmio, a mais tóxica combinação que pode causar câncer em diversos órgãos do corpo humano, bem como ataques asmáticos e outro problemas de pulmão, fígado e sangue.

Exemplos de áreas de tecnologia verde:

Energia

Talvez a questão mais urgente para a tecnologia verde, isso inclui o desenvolvimento de combustíveis alternativos, novos meios de geração de energia e eficiência energética.

Green Building - Edificações Verdes

Green Building engloba tudo, desde a escolha de materiais de construção para um prédio até onde está localizado. Faremos uma postagem abordando esse assunto

Compra Ambientalmente preferenciais

Esta inovação do governo envolve a busca de produtos cujos conteúdos e métodos de produção tem o menor impacto possível ao meio ambiente, e determina que estes sejam os produtos preferidos para compras governamentais.

A química verde

A invenção, concepção e aplicação de produtos químicos e processos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substancias perigosas.

Nanotecnologia Verde

  A nanotecnologia envolve a manipulação de materiais na escala do nanômetro, um bilionésimo de metro. Alguns cientistas acreditam que o domínio deste tema irá transformar a forma como tudo no mundo é fabricado. "Nanotecnologia Verde" é a aplicação da química verde e princípios de engenharia verde a este campo.

E bom saber !!!

 Na tentativa de encorajar a tecnologia verde, Bangladesh está prestes a instalar lâmpadas solares em uma rua de sua capital, bem como “semáforos sustentáveis” nos cruzamentos. As medidas, que a princípio podem parecer simples, são incomuns para uma cidade em que apenas 45% de seus mais de 150 milhões de habitantes têm acesso à eletricidade – a maioria ainda depende de querosene e madeira para suas necessidades energéticas diárias, o que com frequência gera protestos violentos no país, que sofre com apagões diários.

  “Esse é um projeto piloto que faz parte de nossa iniciativa verde”, declarou Jafar Ahmed, oficial da Dhaka South City Corporation. “Se for bem-sucedido instalaremos luzes solares em outras ruas da cidade”.

  A instalação de luzes LED (sigla em inglês para “diodo emissor de luz”) alimentadas por luz solar já foi feita em 61 postes na rua escolhida. Elas foram testadas por breves períodos de tempo e entrarão em funcionamento dentro de uma ou duas semanas. No momento Dhaka usa cerca de 22 mil luzes de sódio e 57 mil luzes fluorescentes para iluminar suas ruas.

A meta de Bangladesh é chegar a 2020 atendendo 10% de sua demanda energética total com fontes de energia renováveis.









Nenhum comentário:

Postar um comentário